Kevin Mier: o "herdeiro" de Higuita

 





Inglaterra x Colômbia, 1995. Basta dizermos isto para automaticamente muita gente se lembrar do que aconteceu neste jogo. Ao minuto 21, o guarda-redes colombiano Rene Higuita, faz aquela que é muito provavelmente a defesa mais falada de todos os tempos no futebol, a “defesa do escorpião”, ao dar um salto e pôr as pernas atrás da cabeça. Antes, Higuita já se tinha destacado por defender penaltis em várias eliminatórias importantes ou por sair muita vez dos postes e tentar fintar os adversários (qual líbero), o que de certa forma trazia alguma “loucura” ao jogo (para o bem ou para o mal da sua equipa).

Hoje, Higuita tem um sucessor à altura, que curiosamente é treinado por ele(o mítico guardião colombiano é treinador de GR no Atlético Nacional).


Kevin Mier de 23 anos e atual titular do Atlético Nacional(pelo qual se estreou em 2019) é um dos guarda-redes mais entusiasmantes do futebol sul-americano. Com 1,90m, destaca-se pela sua agilidade, reflexos apuradíssimos(bom na defesa de remates à “queima-roupa", sendo que em fevereiro deste ano foi mesmo o guardião do Apertura com maior % de golos evitados) e pela sua qualidade ao nível da distribuição(apresenta elevada percentagem de passes certos por jogo), quer curta(elemento de confiança na construção do jogo da equipa) quer longa(“arma” muito usada nas transições ofensivas do Atlético Nacional, por ter jogadores muito rápidos na frente), através do seu pé direito, onde tenta sempre encontrar o jogador “livre”.

Tem também apetência para a defesa de penaltys, tendo defendido mais de 3 nas últimas edições da liga colombiana.


Identificámos também alguns pontos a melhorar, tais como as saídas aéreas (por vezes falha o tempo de impulsão e saída a cruzamentos) e o timing de saída da baliza, onde, apesar de apresentar algum êxito, tem espaço para ser ainda melhor (por vezes, erra a altura em que tem que sair da baliza, seja para controlo de profundidade, seja para intercetar bolas).

Kevin Mier, nos últimos dias, foi dado como certo no Cruz Azul, do México, o que demonstra que a sua qualidade. Na última temporada em 37 jogos para o campeonato, teve 17 clean sheets e as suas caraterísticas não passaram despercebidas a ninguém, dando assim um salto merecido na carreira, que a continuar com esta trajetória, chegará certamente ao continente europeu. No último verão aconteceu uma história curiosa: um olheiro do Tottenham, na altura, ao dar uma entrevista a um canal colombiano, referiu que o clube estava a observar alguns jogadores do campeonato colombiano, entre os quais Kevin Mier. Dias depois, o olheiro é despedido por ter revelado esta informação (para além do Tottenham, também se falou no interesse de clubes turcos como o Galatasaray ou Fernebahçe).




Comentários