Aposta para a nova época




O futebol não é uma ciência exata e é por isso que gostamos tanto deste desporto. As expectativas para esta época, apesar de um mercado de transferências não tão movimentado e emocionante como em outros anos, são altas. Seja para perceber se vamos ter um Sporting capaz de revalidar o título e qual vai ser a nova "cara" do Porto de Vítor Bruno, um Arsenal a finalmente pôr fim à hegemonia do Manchester City, como irá encaixar uma figura como Mbappé em que se vê pela 1ª vez “num clube maior que o próprio”, como será o trabalho de De Zerbi em Marselha… São vários os pontos de interesse para esta época 2024/25 e como tal(e também para no fim poderem cá vir dizer que falhámos em tudo e termos que vos pagar um jantar) aqui ficam as nossas previsões para os 5 principais campeonatos e para o campeonato português:


LIGA PORTUGAL BETCLIC

Começando no nosso campeonato, a curiosidade e expectativa para esta época é grande. O Sporting parte como grande favorito a revalidar o título, visto ter conseguido manter não só o grande "obreiro" do sucesso leonino nos últimos anos, Rúben Amorim, como aquela que foi a principal figura da equipa e do campeonato, Viktor Gyokeres(que foi também o melhor marcador da prova). Contudo, há dois pontos de interesse que vale a pena debater: primeiro, em saber como irá reagir uma equipa que ficou refém de "figuras"(saíram Coates, Paulinho, Adán e Neto) e que atualmente não tem um líder como tinha no uruguaio no centro da defesa e ao nível do jogo aéreo e segundo, quem será o suplente do avançado sueco.

No Benfica, espera-se algo de diferente da temporada transacta. Das figuras principais, saíram João Neves e Rafa, a juntar também a saída de Neres. A equipa nestes jogos iniciais ainda não demonstrou o melhor futebol que sabe e isso não ajuda a tirar do ar os fantasmas que ainda pairam da época anterior. Para 

Em relação ao Porto, é uma época com várias novidades, a começar no treinador. Vítor Bruno assumiu o lugar outrora de Sérgio Conceição e tem um grande desafio pela frente, muito por força das condicionantes impostas por força da situação financeira delicada do clube. Desde logo há a curiosidade para perceber se Rodrigo Mora irá ser aposta(Vasco Sousa, até ao momento, parece) e de que forma 

De destacar também outras equipas a ter sempre em conta como o Braga de agora Carvalhal, o que pode fazer o Vitória de Rui Borges, com jogadores bastante interessantes como Tomas Handel e Kaio César, o Famalicão de Zaydou Youssouf e Gustavo Sá ou o Rio Ave sempre bem trabalhado por Luís Freire e que esta época se reforçou com jogadores de muita qualidade.

Importa também falar sobre alguns jogadores a acompanhar de outras equipas do nosso campeonato, como Beni Mukendi, Telasco Segovia ou Pablo Roberto do Casa Pia(um meio campo que dera a muitos clubes fora os grandes), a equipa sensação da última temporada o Arouca, com Cristo González como a sua maior figura e reforços de qualidade como Ivo Rodrigues, o Estrela da Amadora com Nani e Alan Ruiz a espalhar magia em campo ou ainda o Estoril de João Carvalho, Jordan Holsgrove e do desconcertante Rafik Guitane.

Por último, vale a pena falar sobre a não menos emocionante luta pela descida, com dois dos recém promovidos a terem uma palavra a dizer, Santa Clara e Nacional, bem trabalhados por sinal, com Vasco Matos e Tiago Margarido, respetivamente, e jogadores de qualidade como Gabriel Silva e Luís Esteves.


Previsão:






 

 

PREMIER LEAGUE

Se gostamos de futebol, gostamos da Premier League. Está de volta aquele que é o melhor campeonato do mundo e esta época, tal como nas outras do campeonato inglês, há muitos pontos de interesse a ter a conta. Desde já, começando pelo Liverpool. Klopp foi a grande figura do clube de Merseyside durante 9 anos e quem pensava no clube associava automaticamente o alemão. Nova época, novo ciclo que com ele traz Arne Slot, técnico neerlandês de x anos que treinava o Feyenoord. A esperança que este implemente o seu futebol atrativo e ofensivo que tinha no clube de Roterdão sendo que há expectativa para ver o que Federico Chiesa consegue fazer e qual será o trio atacante do Liverpool.

Importa também falar do não menos interessante e atual campeão Manchester City. De Guardiola já podemos esperar tudo, no sentido de que até em épocas em que parece que o clube não está tão forte como em anos anteriores, arranja sempre maneira de no fim dar a volta e conquistar o título. Nesta época, para além da revalidação do título, o objetivo principal passa a ser a conquista da Champions novamente e para isso, o técnico catalão procura contar não só com um Erling Haaland na melhor forma(já leva 4 golos e só estamos na 2ª jornada) mas também com Kevin De Bruyne disponível fisicamente, isto para além de ter voltado a contratar o seu jogador "favorito" Ilkay Gundogan. Vale a pena também estar atento a Savinho, jovem jogador ex Girona de 20 anos e que tem sido o titular do lado direito e tem deixado a sua marca.

Quem parte como o grande rival do azul de Manchester é o Arsenal de Mikel Arteta. O clube de época para época tem crescido a olhos vistos, principalmente em termos de abordagem ao mercado(muito mais criteriosa) mas sobretudo de mentalidade competitiva, sendo a crença na conquista do tão desejado título é cada vez maior. Reforços como Calafiori(central revelação em Itália na última temporada) ou Mikel Merino(um dos médios espanhóis de maior qualidade) chegam para acrescentar, apesar de que a grande "pecha" da equipa continua a ser o setor mais avançado, que permanece sem um goleador declarado e mesmo na baliza há espaço para melhorias(Raya alterna entre o muito bom e o muito mau com facilidade).

Vale a pena falar também doWest Ham do nosso velho conhecido Julen Lopetegui. O verão trouxe várias caras novas ao clube londrino, entre as quais Niklas Fulkrug(figura alemã no último europeu), Wan-Bissaka, Todibo, Max Kilman ou Crysencio Summerville(extremo desconcertante ex Leeds). 


Previsão:






 


LA LIGA

Mesmo que sem o mediatismo de outrora como o que tinha com Ronaldo e Messi, a La Liga continua a movimentar o interesse de muitos adeptos do futebol mundial, nem que seja por ter o atual campeão europeu e "Sr. Champions" Real Madrid e estrelas como Vinícius Jr. ou Jude Belingham. Para a presente temporada, o clube da capital espanhola parte como claro favorito, ainda para mais depois da adição ao plantel do já há muito desejado Kylian Mbappé. A estrela francesa chega a Madrid com toda a expectativa em volta da sua contratação para que seja o grande craque da equipa para os próximos anos e há muita curiosidade para perceber como irá encaixar no esquema de Ancelotti e sobretudo como irá lidar com outras estrelas em tamanha constelação.

No outro clube de Madrid, o mercado ficou marcado pela saída em definitivo de João Félix, que tinha sido a grande "novela" das últimas épocas e praticamente desde sempre se viu que era difícil o internacional português fazer carreira nos colchoneros. Saiu Morata, que era a referência ofensiva da equipa das últimas temporadas mas para o seu lugar chegou Julian Alvarez, ex Manchester City e de quem se espera muito(principalmente pelo que mostrou na época passada durante a ausência de Haaland ou De Bruyne).A juntar ao argentino, veio o inglês Conor Gallagher, um médio à imagem de Simeone.

No Barcelona, a desconfiança e incerteza na preparação das épocas permanece. O plantel continua com carências gritantes e o único reforço até ao momento, Dani Olmo, apesar de ser um jogador de qualidade(figura relevante no europeu), chega para uma posição do campo preenchida. A esperança numa boa épocas dos blaugrana está assente no talento do fenómeno Lamine Yamal, Pedri e Gavi(que não se sabe a condição física em que regressará depois da longa lesão).

Vale a pena destacar ainda o Bétis de Pellegrini nem que seja para ver a qualidade intemporal de Isco, o Athletic de Valverde, com destaque para Nico Williams e o ex Braga Álvaro Djálo, o Villarreal de Marcelino Toral com Dani Parejo e o ex Famalicão Luiz Junior ou a Real Sociedad de Imanol Alguacil que tem talentos como Ander Barrenetxea ou Luka Sucic, para além dos já conhecidos Martin Zubimendi ou  Mikel Oyarzabal.


Previsão:







 

LIGUE 1

Nova época, novo PSG. O crónico campeão francês parte para a sua 1ª época das últimas x sem aquela que era a estrela da sua equipa Kylian Mbappé. A política do clube mudou muito desde a chegada de Luís Henrique, com a visão do mercado a estar centrada na contratação de jovens jogadores de grande qualidade e potencial sendo que neste verão chegaram João Neves e Désiré Doué. Apesar do clube estar com uma visão diferente dos últimos anos, o objetivo Liga dos Campeões continua a ser o principal foco de todos os envolvidos.

No sempre emocionante e instável Marselha, chegou um dos treinadores da moda do futebol europeu, o ex-Brighton Roberto De Zerbi. O técnico italiano é conhecido por pôr as suas equipas a praticar um bom futebol(Guardiola inclusive já o elogiou) e é isso que os adeptos marselheses anseiam, principalmente depois de um mercado onde chegaram Mason Greenwood, Elye Wahi, Emile-Hojberg ou Geronimo Rulli, todos com capacidade para acrescentarem no imediato, tornando uma das equipas a acompanhar nesta temporada.

Em termos de surpresas, podemos falar do Strasbourg, que por ser um clube "satélite" do Chelsea, apresenta muitos jovens de valor elevado, o que deixa alguma água na boca para o que pode fazer em 2024/25, sendo o mais entusiasmante deles Sebastian Nanasi, extremo esquerdo ex-Malmo que foi a sensação do campeonato sueco das últimas temporadas e dá agora um merecido salto(chegou a ser associado aos "grandes" portugueses).

Previsão:





 

SERIE A

A Serie A há muito que deixou de ser um campeonato defensivo, como era apelidado por muitos e exemplo disso mesmo é o Inter de Inzaghi. Excelentes campanhas a nível nacional e mesmo a nível internacional há 2 épocas atrás a equipa da capital italiana chegou a uma final europeia. Para este sucesso recente, muito tem contribuído o goleador argentino Lautaro Martínez(eleito mvp e melhor marcador do campeonato), Nicolo Barella(figura da seleção transalpina), Yan Sommer ou Hakan Çalhanoglu. Um plantel, por si só, já muito bom mas que neste verão teve as adições de Mehdi Taremi, David Frattesi e Piotr Zielinski.

Ao contrário de épocas anteriores, nesta a Juventus vem com a ambição justificada de tentar voltar a conquistar o Scudetto. Para isso, o clube contratou o técnico revelação da última temporada Thiago Motta, que fez um excelente trabalho no Bolonha, levando o clube a lugar de liga dos campeões, tudo isto a praticar um bom futebol. A Turim, também chegaram reforços de peso como Douglas Luiz, Francisco Conceição, Teun Koopmeiners, Khéphren Thuram ou Nicolas González, o que aumenta a expectativa sob aquilo que poderão fazer os bianconeri em todas as provas em que estão envolvidos. Para além destes reforços, vale a pena referir o jovem turco Kenan Yildiz, que já na última época deixou motivos suficientes no ar pra ser um nome certamente a acompanhar.

O Milan apostou em Paulo Fonseca para 2024/25 e diga-se que fez todo o sentido pelo sucesso que o técnico português tem tido nos últimos anos. Para ajudar o novo treinador dos rossoneri, chegaram Álvaro Morata, que pode ser um excelente reforço visto já conhecer o campeonato e jogar com regularidade na atual seleção campeã europeia, Youssouf Fofana médio centro francês de grande qualidade que ainda recentemente esteve no europeu e Strahinja Pavlovic, jovem defesa central sérvio ex Red Bull Salzurg, sendo que as grandes esperanças recaem em Rafael Leão, Theo Hernández e Christian Pulisica para que esta seja uma época diferente da anterior.

Em Nápoles, também existiram mudanças a vários níveis. Começando pelo treinador, saiu Rudi García e entrou o carismático António Conte, logo por aí, o nível de exigência, à partida, subiu e muito, não fosse Conte um dos melhores treinadores italianos da atualidade. Na medida da grandeza do técnico do clube napolitano, chegaram reforços de peso, desde Romelu Lukaku(um bem conhecido de Conte), Scott McTominay, Alessandro Buongiorno(um dos melhores centrais da Série A na temporada passada) e David Neres. Para além disto, a manutenção de peças importantes como Kvarastchkelia, Lobotka ou Osimehn releva-se fundamental para o Nápoles fazer melhor figura que na temporada transacta.

A Roma, apesar de toda a instabilidade vivida pela troca de treinador, a época nem se pode dizer que tenha sido má, com um 6º lugar e uma chegada às meias finais da Liga Europa. Daniele de Rossi, uma lenda do clube, foi o escolhido para guiar os destinos da equipa da capital italiana. O mercado de verão da Roma foi bastante interessante, com a chegada de nomes como Artem Dovbyk(melhor marcador da última La Liga), Matías Soulé(que fez uma boa época no Frosinone e pertencia aos quadros da Juventus) ou Enzo Le Fée(médio ofensivo de grande qualidade técnica e no passe ex Rennes). Tão ou mais importante que os novos jogadores, foi o facto de Paulo Dybala, que muito se falava que ia sair, ter ficado, ele que terá certamente um papel fundamental nas pretensões dos romanos em todas as competições em disputa.

Abaixo destas, mas não menos interessantes, estão Fiorentina, Lazio, Udinese, Atalanta



Previsão:






 


BUNDESLIGA

A última época na Bundesliga trouxe-nos aquela que foi, provavelmente, a maior sensação e mais bem treinada equipa do futebol mundial, o Bayer Leverkusen, que com Xabi Alonso ao leme foi coroado campeão alemão e acabou com uma hegemonia de 11 anos do Bayern. Para esta temporada, o Bayer parte como favorito, por ter conseguido manter o treinador mas também jogadores importantíssimos como Grimaldo, Frimpong ou Florian Wirtz, sendo que a somar a isto, vale sempre a pena salientar a crença inesgotável da equipa para marcar nos últimos minutos.

Em Munique, é uma altura de mudanças. Depois de muita dificuldade em encontrar um técnico que quisesse assumir os destinos do clube da capital, eis que o escolhido foi Vincent Kompany, ex treinador do Burnley. O belga não terá certamente um trabalho fácil pela frente, muito por força da desconfiança com que é olhado(pelo facto de ainda ter pouca experiência a nível profissional e a última não ter corrido bem) e da instabilidade vivida nos últimos anos na estrutura do Bayern. Posto isto, é um ano decisivo para o clube e para isso, este mercado trouxe jogadores como João Palhinha, que já era desejo antigo dos alemães e Michael Olise, extremo francês irreverente do Crystal Palace, sendo que há interesse em ver o que pode fazer Kompany visto ser descrito como um "discípulo" de Guardiola.

O tempo passa a correr e em Dortmund agora é treinador o ex jogador do clube Nuri Sahin. Há muito interesse em volta do jovem técnico por todo o seu passado como jogador e também por ainda na última temporada o clube ter chegado à final da liga dos campeões. Os alemães reforçaram-se com alguns nomes interessantes que já conhecem o campeonato, como o goleador Guirassy, o central Anton, o jovem Yan Couto(que já passou por Portugal) ou o ex Brighton Pascal Gross. A esperança é que o clube faça uma campanha a nível interno melhor que nas últimas temporadas e que lute pelo título até ao final.

A Bundesliga é um campeonato em claro crescimento no que diz respeito à qualidade média das equipas fora os candidatos ao título e em número de jovens talentos à aparecer. Ao nível das equipas, torna-se obrigatório acompanhar Frankfurt, Wolfsburg, Freiburg e Borussia M'gladbach e ao nível de jovens talentos, Pavlovic, Paul Wanner, Bynoe-Gittens ou Antonio Nusa são nomes a ter em conta para o futuro.


Previsão:









Comentários