Tarik Muharemovic- o central moderno na liga do Catenaccio




Desde cedo que quando ouvimos falar da Série A, nos vem logo à cabeça nomes de grandes jogadores, principalmente de grandes defesas centrais, ou não fosse conhecido como o campeonato do “Catenaccio”. Maldini, Baresi, Cannavaro, Nesta, Bonucci ou Chiellini. Várias são as lendas que marcaram a história do campeonato italiano e de uma das posições mais recuadas do jogo. Atualmente, para além de alguns defesas centrais que jogam nos crónicos candidatos ao título, há um que atua no Sassuolo e que tem chamado à atenção do futebol europeu, ou não tivesse sido associado ainda neste mercado de inverno a Manchester United ou Newcastle: Tarik Muharemovic.

O jovem central bósnio de 22 anos, formado no Wolfsberger, antes de chegar ao Sassuolo, passou pela Juventus, onde acabou por atuar apenas pelos sub-19 e sub-23. Atualmente, não só é um habitual titular da sua seleção como pelo seu clube, contando até ao momento com 26 jogos realizados esta época, na qual está a encantar toda a Europa do futebol. E não é difícil perceber o porquê.

 

Dados época Tarik Muharemovic(dadosdojogo)



MOMENTO DEFENSIVO

Habituado a atuar como central no lado esquerdo numa defesa a 4(também já jogou numa defesa a 5 pela seleção da Bósnia) pelo Sassuolo, Tarik Muharemovic é um central de estatura elevada e proativo, isto é: procura sempre antecipar a ação do adversário e não reagir à mesma, conferindo-lhe elevados níveis de antecipação, aos quais junta boa capacidade de desarme. Lê muito bem o jogo e é forte na marcação(usa bem o corpo), procurando rapidamente condicionar o adversário ainda antes de ele receber a bola(mesmo que este último baixe no terreno). Muito competente nas coberturas aos colegas, é um jogador difícil de ser batido no 1x1 porque se apresenta sempre com os apoios bem orientados e efetua bem a contenção, no entanto, vale a pena salientar que, quando enfrenta adversários mais rápidos ou em situações de transição, a sua falta de velocidade e agilidade(aliadas à sua impetuosidade), fazem com que coloque a equipa em perigo iminente, devendo, pra isso, melhorar o timing em que vai pressionar o seu opositor.






Muito efetivo na defesa da área, principalmente em lances aéreos(boa técnica de cabeceamento e impulsão), roda várias vezes a cabeça para perceber se está bem orientado com a linha defensiva e ver se tem algum adversário à sua volta, procurando assim tentar intercetar a bola evitando que o oponente crie perigo.

Por último, saliento a sua competitividade e traços de liderança, que lhe podem ser bastante úteis, para no futuro, por exemplo, assumir a coordenação da sua linha defensiva(tem capacidade para isso), evitando assim alguns dos erros de posicionamento que ainda comete, especialmente em situações de marcação dentro de área(parece por vezes perder a noção espacial da sua referência).

 

Comparação com Gonçalo Inácio(dadosdojogo)


 

MOMENTO OFENSIVO

Muharemovic é o chamado “central moderno”: um defesa que apresenta muita qualidade com bola. Destaca-se sobretudo ao nível do passe, preferencialmente vertical(procura sempre jogar “de frente” para o jogo) ou longo, no qual coloca com facilidade a bola nas costas da defesa adversária(movimento típico), permitindo aos colegas encontrar-se em situação favorável para atacar a baliza, no entanto, apesar do elevado volume que apresenta, ainda tem espaço para melhorias no que diz respeito à sua execução(por vezes o passe fica curto).





O jovem bósnio apresenta também qualidade ao nível da condução de bola, procurando deslocar-se junto ao corredor esquerdo para depois soltar a bola em algum colega livre, contudo, ainda pode melhorar na tomada de decisão: ainda hesita quando vê espaço livre no terreno para progredir, e por ter como movimento típico o passe para as costas da defesa, é algo no qual arrisca pouco e que podia contribuir para variar o seu jogo. Sob pressão, procura não complicar e jogar simples, através de passes curtos para os colegas, apesar de por vezes, ainda demonstrar uma certa displicência em alguns momentos, demorando a soltar a bola, permitindo que o adversário se aproxime e lhe encurte o espaço, colocando a equipa em perigo.

Por último, destaco a sua apetência nas bolas paradas ofensivas, colocando-se mais ao centro da grande área, para depois efetuar algum desvio para os colegas poderem finalizar, levando já 2 golos e 2 assistências na presente temporada.

 




CONCLUSÃO

Com contrato até 2031 e um valor de mercado de apenas 14 milhões de euros, Tarik Muharemovic é um alvo bastante apetecível para várias equipas do topo da Europa, tendo ainda no último mercado de inverno sido associado quer a clubes italianos(Juventus, Inter) quer a clubes ingleses(Man. United e Newcastle).

Longe de ser um produto acabado e ainda com algumas lacunas naturais da idade, a realidade é que o jovem bósnio é um dos grandes responsáveis não só pela promoção do Sassuolo na época passada como pela boa prestação da equipa na apresente época.

Para além disso, apresenta caraterísticas excelentes que são pedidas a um defesa central no futebol moderno, o que vai certamente fazer com que dê o salto para uma equipa que lute por outras aspirações.

Comentários