Depois do Perna de Pau de campeão, chega agora o Super Maxi

 

Verão. Há quem diga que é a melhor época do ano. Calor, sol, praia, férias e toda a gente anda feliz. Corria o verão de 2021 e nesse época havia muita gente em Portugal mais feliz que outra. Após a conquista do tão ansiado campeonato português por parte do Sporting em Maio, porque como é exigido numa altura de calor, a famosa marca de gelados Olá decidiu criar um gelado de campeão, o Perna de Pau Campeão. Um perna de pau em tons de verde e branco e com sabor a limão, diz quem o provou.

Agora, decorridos 3 anos após esse lançamento, eis que o Sporting optou por continuar na senda dos gelados e decidiu adquirir, desta vez para os lados do México e não à marca portuguesa, o uruguaio “Super” Maxi, por cerca de 14M€.

Maximiliano Araújo tem 24 anos e 1,79m e representava os mexicanos do Toluca(desde a época 2022/23), atual clube do ex-jogador dos leões Paulinho. Internacional em 14 ocasiões pelo Uruguai, é um dos jogadores da nova geração dos “charruas” de Marcelo Bielsa, tendo, inclusive, sido figura de proa na última Copa América, com 2 golos e uma assistência.

 

Player profile Maximiliano Araújo época 2023/24(dadosdojogo)



Comparação Nuno Santos x Maximiliano Araújo(dadosdojogo)

 

MOMENTO OFENSIVO

Maxi é um jogador que pode jogar em qualquer umas das posições do corredor esquerdo e faz esse mesmo corredor com relativa facilidade, devido à sua velocidade, aceleração e resistência. Tanto na seleção uruguaia como no Toluca, Araújo jogou ou a extremo esquerdo ou a defesa esquerdo.

É um jogador de cariz claramente ofensivo, destacando-se pela forma como ataca o espaço e aparece muito em zonas de finalização, causando sempre perigo com as suas incursões pelo lado esquerdo ou com o seu forte remate, finalizando com qualidade. Quando efetua essas subidas no corredor, por vezes não define da melhor maneira ou no timing em que o tem de fazer, seja através do passe ou do cruzamento, sendo assim um aspeto onde pode melhorar.



Não é um jogador de ficar colado à linha, gostando também de aparecer mais por dentro(principalmente quando joga como extremo), aproveitando os colegas próximos para combinar a 1-2 toques(ele que privilegia o passe curto) e depois ultrapassar o adversário direto e atacar o espaço ou receber e sair em condução.

Forte sem bola mas limitado no 1x1 ofensivo, não apresenta grande variabilidade de recursos quando tem de ultrapassar o adversário, recorrendo sempre ao mesmo tipo de movimento: ou ataca o espaço nas costas ou puxa a bola para a esquerda e cruza tenso(uma das suas melhores armas), apesar de ter um nível técnico bastante razoável para poder arriscar mais neste momento.


MOMENTO DEFENSIVO

Neste momento do jogo, o ala esquerdo mostra ser um jogador lutador e aguerrido, sem medo de ir a qualquer lance e muito comprometido com a equipa, não dando uma bola por perdida.

Agressivo na pressão ao portador da bola e forte nos duelos(usa bem o corpo para proteger a bola), tem um bom desarme, podendo melhorar no timing do mesmo. Deve, no entanto, melhorar no que diz respeito à leitura de jogo, principalmente ao nível das abordagens(por exemplo, quando pressiona alto, falha timing de pressão e deixa equipa exposta). Quando deixa espaço nas costas, consegue recuperar posição com relativa facilidade muito por causa das caraterísticas físicas que possui.


Outro dos aspetos defensivos onde deve melhorar, é na transição defensiva, onde, por vezes, não recupera posição, parecendo meio “desligado” do jogo(nota-se mais quando joga como extremo), confiando demasiado nos colegas de setor de que vão conseguir fazer-lhe a dobra.

Em situações em que é pressionado, revela ser competente, pois procura sempre jogar simples sem complicar, evitando criar situações perigosas para a sua equipa. No 1x1 defensivo, é um jogador complicado de ultrapassar por usar o seu corpo de forma inteligente, pela sua velocidade e por orientar bem os apoios. No entanto, deve melhorar na contenção pois por vezes decide tentar roubar a bola ao adversário de forma imprudente(quando podia esperar pelo apoio de algum colega ou levar a contenção ao máximo), deixando a equipa em situações de perigo iminente.

 

CONCLUSÃO

Desde a saída de Nuno Mendes que a lateral esquerda do Sporting não tem tido um “dono” declarado do lugar. Nuno Santos começou por sê-lo, Ruben Vinagre não teve sucesso, Matheus Reis(principalmente em jogos de maior grau de dificuldade) também passou por lá muitas vezes mas mesmo assim Ruben Amorim não ficou convencido.

 A forma de jogar do Sporting agora também é outra, e o treinador dos leões exige outras coisas aos alas que antigamente não exigia. Para esta época, há novas nuances e quando se pensava(até pelo que o timoneiro do Sporting dizia nas CI) que o perfil do ala esquerdo iria ser igual ao do ala direito(ala de pé trocado, a atuar quase como um extremo), este manteve-se, jogando o ala do lado esquerdo mais baixo no terreno e funcionando como que um “lançador” para o ataque à profundidade de Gyokeres(e também, claro, para garantir uma maior segurança defensiva daquele lado) e é aqui que Maximiliano Araújo, pelas caraterísticas que possui, se encaixa perfeitamente, em virtude de até na forma de jogar(com as devidas diferenças) ser parecido a Nuno Santos ou a um lateral esquerdo argentino que passou por Alvalade há algumas épocas Marcos Acuña.

 É ainda um jovem e por isso, longe de ser um "produto" acabado. Vem para uma realidade completamente diferente daquela onde jogou e vai enfrentar avançados com mais qualidade(o próprio Renato Paiva alertou para isso mesmo) e terá que evoluir ainda em alguns aspetos do seu jogo(defensivo principalmente) mas não deixa de ser um excelente reforço e de abrir perspetivas de que poderá ter impacto seja no curto ou médio prazo.

Comentários